domingo, 19 de maio de 2013

Android esmaga Apple e Microsoft

O mercado dos dispositivos móveis é hoje o grande motor da área tecnológico. Quase tudo é projetado e desenvolvido para “encaixar” (também) no segmento móvel, de forma a acompanhar as tendências do mercado e preferências dos consumidores.
Em cinco anos e meio, data em que começou este “boom” dos dispositivos móveis, a plataforma Android da Google tem destronado, a pouco e pouco, a Apple e a Microsoft, de acordo com os últimos estudos de mercado.A plataforma Android nasceu quase do nada e hoje em dia é o principal sistema operativo para dispositivos móveis, seguido pelo iOS da Apple, tal como indica o ultimo estudo de mercado levado produzido empresa de Canalys.
O mercado dos dispositivos móveis, do qual fazem parte as vendas de smartphones, tablets e notebook, cresceu para 308,7 unidade vendidas, representando um crescimento ano-a-ano de 37,4%. Mas, apesar do mercado tradicional de PC’s, com Windows, continuar a dominar as vendas (apesar das fortes quebras e de haver previsões que apontam que a Microsoft se pode tornar irrelevante daqui a 4 anos – ver aqui), a verdade é que é o Android quem tem tido os maiores ganhos…e a este ritmo irá certamente ultrapassar o Windows.
Durante o primeiro trimestre de 2013, a plataforma Android representa cerca de 59,5% dos dispositivos inteligentes móveis vendidos em todo o mundo. A Apple, com o iOS, segue a plataforma da Google com cerca de 19,3% do mercado e por fim a Microsoft com 18.1%.
Este crescimento da plataforma Android deve-se à forte procura de tablets, que têm impulsionado o mercado dos dispositivos móveis. Os smartphones deixarão de ser os equipamentos mais cobiçados e os notebook têm tido uma quebra acentuada na procura. Durante o periodo referido, a venda de tablets em todo o mundo aumentou 106,1% ano-a-ano, para 41,9 milhões de unidades vendidas.
A Apple continua a liderar na venda de tablets, com uma quota de 46,4%, mas o iPad tem vindo a perder participação, pelo terceiro semestre consecutivo.

PPL Ware