sexta-feira, 17 de maio de 2013

Google partilha 15GB pelo Drive e outros serviços

Os serviços web, nomeadamente os Cloud, estão sempre limitados pelo espaço que oferecem aos seus utilizadores, sendo esse o espaço que temos para alojar os nossos ficheiros e outros dados.
A Google anunciou hoje que irá unificar o espaço oferecido nos seus serviços, passando a estarem disponíveis 15GB para o Drive, Gmail e Google+ Photos. Desta forma os utilizadores ficam com a gestão do espaço e podem ocupá-lo da forma que pretendem.

Até agora a Google separava o espaço oferecido pelos seus serviços garantindo 10GB para o Gmail e mais 5GB para o Drive e para o Google+ Photos.
Esta divisão causava alguns problemas aos utilizadores pois viam o espaço de um desses serviços ser ocupado e tendo a obrigação de adquirir mais, ao mesmo tempo tendo espaço livre que não ocupavam noutros serviços.
Com esta unificação, os utilizadores dos serviços Google passam a dispor unicamente de 15GB de espaço, sendo este dividido pelos três serviços da forma como o utilizador pretender, cabendo a este a gestão do espaço e da sua ocupação.
Uma das vantagens óbvias que esta medida vai trazer é o fim da limitação dos 25GB de espaço que o Gmail tinha para upgrade. Todo o espaço que for comprado será também partilhado com o Gmail.
Para que os utilizadores possam ter acesso ao espaço ocupado por cada serviço e assim fazerem uma melhor gestão deste, a Google irá actualizar a página de espaço de alojamento do Drive e disponibilizar gráficos de utilização por serviço.
Também os planos do Google Apps vão sofrer esta actualização, mas a diferença reside no espaço em disco disponibilizado e partilhado. Vão ser 30GB a ser distribuídos pelo Drive, Gmail e Google+ Photos.
A Google espera lançar esta actualização durante as próximas semanas, quer no serviço normal ou nas Apps.