quinta-feira, 23 de maio de 2013

O Império Dos Comentadores




Um

artigo interessante do jornal Público, onde se pode ler que existem cerca de 69 horas por semana de comentário político nos canais generalistas portugueses (incluindo o RTP Informação, SIC Notícias e TVI24) o que equivale a quase três dias inteiros.
De uma lista de cerca de 97 comentadores com presença semanal, 60 são ou já foram políticos. Isto é, as mesmas pessoas responsáveis pela situação de grave crise em que o país se encontra são as mesmas pessoas que comentam sobre o estado do país e que produzem opinião para ser consumida na televisão.
Esta actividade parece ser bem lucrativa com Marcelo Rebelo de Sousa a receber cerca de dez mil euros pelo seu comentário na TVI, Marques Mendes alegadamente recebe um valor superior a sete mil euros na SIC, Manuela Ferreira Leite recebe cerca de cinco mil euros na TVI 24 e José Sócrates tem as despesas de deslocação entre Lisboa e Paris pagas pela RTP.
Em termos “clubísticos”, o PSD é o partido com mais comentadores na televisão, seguido pelo do PS e depois pelo CDS-PP. Uma curiosidade é que existem mais comentadores do BE do que do PCP embora o BE tenha menos deputados que o PCP.

João Cortez n´O Insurgente