domingo, 16 de junho de 2013

Premier League 2012/2013

Liga dos Campeões - Manchester United, Manchester City, Chelsea e Arsenal
Liga Europa - Tottenham, Swansea e Wigan
Equipas despromovidas - Wigan, Reading e QPR
Equipas promovidas - Cardiff City, Hull City e Crystal Palace

Melhores Marcadores:
Van Persie (Man Utd) - 26 golos
Luis Suarez (Liverpool) - 23 golos
Gareth Bale (Tottenham) - 21 golos
Christian Benteke (Aston Villa) - 19 golos
Michu (Swansea) - 18 golos
Lukaku (WBA) - 17 golos

Prémios Visão de Mercado:
Melhor Jogador - Gareth Bale (Tottenham)
Melhor Treinador - Alex Ferguson (Man Utd)
Jogador Revelação - Christian Benteke (Aston Villa)
Maior Desilusão - Adebayor (Tottenham)
O 11 ideal:
GR - Begovic (Stoke); DEF - Zabaleta (Man City), Ashley Williams (Swansea), Vertonghen (Tottenham), Baines (Everton); MED - Carrick (Man Utd), Hazard (Chelsea), Juan Mata (Chelsea) e Bale (Tottenham); AV - Luis Suarez (Liverpool) e Van Persie (Man Utd)

Destaques:
- O Manchester United conquistou o seu 20 título de campeão inglês, o 13º da história da Premier League. Os red devils venceram 5 das últimas 7 edições, numa despedida em glória para Alex Ferguson;
- Os números do escocês são inigualáveis. Ao todo, foram 13 campeonatos, 5  Taças de Inglaterra, 4 Taças da Liga, 10 Supertaças, 2 Ligas dos Campeões, 1 Taça das Taças, 1 Supertaça Europeia, 1 Taça Intercontinental e 1 Mundial de Clubes. Foi 11 vezes eleito como treinador do ano em Inglaterra e 27 vezes eleito o treinador do mês. No total, foram 1500 jogos pelo United, 895 vitórias, 338 empates e 267 derrotas.
- O Manchester City fez a sua 2ª melhor temporada desde a introdução da PL, mas isso vale muito pouco, tendo em conta que eram os detentores do título e tinham o melhor plantel da competição.
- A luta pela LC foi dura e voltou a sorrir para o Arsenal de Wenger. Desde a chegada do francês, que o gunners não ficam abaixo do 4º lugar, sendo que a equipa que joga nos Emirates vai para a 14ª presença consecutiva entre os milionários da Europa.
- André Villas-Boas levou o Tottenham até à sua melhor pontuação de sempre na PL, mas foi insuficiente para fazer mais que um 5º lugar. Os spurs tiveram um Gareth Bale bastante inspirado ao longo do ano (21 golos).
- O Chelsea realizou uma temporada muito irregular, que resultou, ainda assim, num 3º lugar na PL. Juan Mata explodiu para 18 assistências no campeonato (36 no total), a que juntou 20 golos (12 no campeonato).
- Everton e Liverpool continuam a mostrar sentimentos opostos. Enquanto os toffies conseguiram um 6º lugar (7ª temporada consecutiva sempre no top-8), os reds terminaram pela 4ª temporada consecutiva fora do top-5 (7º lugar).
- WBA (8º) e Swansea (9º) realizaram uma temporada bastante tranquila, com o destaque para os swans, que conquistaram a Taça da Liga e uma vaga na Liga Europa.
- Pela negativa, Fulham (12º), Newcastle (16º) e Sunderland (17º) andaram com o coração nas mãos até bem perto do final, numa temporada desapontante para os três conjuntos.
- Wigan (vencedor da Taça de Inglaterra), Reading e QPR regressaram ao Championship, enquanto Cardiff City,
Hull City e Crystal Palace fazem o caminho contrário.