segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Óbito - Joe Cocker morre aos 70 anos

Notícias Ao Minuto

O músico Joe Cocker morreu aos 70 anos, noticia a BBC. A informação foi avançada por Barrie Marshall, agente do músico britânico. Entretanto, a ITV adianta que o Joe Cocker terá morrido na sequência de uma já longa batalha contra o cancro do pulmão.
Joe Cocker morreu aos 70 anos, adianta a BBC, que cita informações avançadas por Barrie Marshall, agente do músico nascido em Sheffield. Segundo a ITV, Joe Cocker terá sucumbido a uma já longa batalha contra um cancro no pulmão.
Ao longo de mais de 40 anos de carreira, Joe Cocker ficou conhecido por temas como ‘You Are So Beautiful’ e ‘Up Where We Belong’, além de ‘With a Little Help from My Friends’, cover de uma música dos Beatles.
Na declaração em que anunciou a morte do músico, o agente destacou que Joe Cocker, cujo nome verdadeiro era John Robert Cocker, tinha uma "voz única” e que será “impossível preencher o vazio” que esta morte deixou “nos nossos corações". 
Joe Cocker foi um dos músicos que participaram, em 1969, na primeira edição do lendário festival de Woodstock. Morreu aos 70 anos na sua casa no Colorado.

Público

De origem proletária, iniciou uma carreira como cantor pop (com o nome de Vance Arnold) nos anos 1960, acabando por encontrar o seu lugar, já em nome próprio, cantando música soul e rock, no circuito de bares em Inglaterra.
Em Novembro de 1968 alcançou o primeiro lugar do top inglês com a versão dos Beatles de A little help from my friends, que na sua voz vulcânica ganhou uma tonalidade mais dramática e próxima dos blues.
A sua carreira mudou quando cantou esse tema dos Beatles no festival de Woodstock em Agosto de 1969, tinha então 25 anos. Desde então ficaram cúmplices. Os Beatles elogiaram-lhe a versão, não surpreendendo que o baterista Ringo Starr tenha sido um dos primeiros músicos a lamentar a morte do amigo através do Twitter: "Adeus e Deus abençoe Joe Cocker. Paz e amor", escreveu o baterista.
O segundo grande sucesso de Cocker em Inglaterra acabaria por ser outra versão, desta vez Delta lady, original de Leon Russell, no Inverno de 1969. Ao mesmo tempo conquistava o mercado americano com os álbuns With a Little Help From My Friends (1969) e Joe Cocker! (1969), ambos discos de ouro.
Ao longo dos anos foi tendo problemas com o álcool, colocando em causa a sua poderosa voz, mas os êxitos nunca o abandonaram. Em 1975 lançou You are so beautiful, mas a sua voz haverá de ficar conotada para sempre com os anos 1980, graças a Up where i belong, dueto com Jennifer Warnes, retirada do filme Oficial e Cavalheiro, e pela versão de You can leave your hat on, de Randy Newman, do filme Nove Semanas e Meia, que marcou toda uma geração. Em 1987 o álbum Unchain My Heart manteve-o em ligação com o grande público.
Nos anos 1990 continuou a lançar sucessos, embora com menos frequência com que o fez nas décadas de 1970 e 1980. Across from midnight chegou em 1997, seguido por No ordinary love dois anos depois. Respect yourself surgiu em 2002, ano em que regressou a With a Little Help From My Friends, num concerto incluído nas comemorações do Jubileu da Rainha Isabel II. O álbum de versões Heart & Soul seguiu-se em 2004.
A mítica prestação em Woodstock – Live At Woodstock – foi editada em CD em 2009 e um ano depois foi lançado Hard Knocks, o seu primeiro álbum de estúdio em três anos. O seu 23º álbum de estúdio, Fire It Up, saiu em 2012 pela Sony.
O ano passado embarcou numa digressão por diversas cidades europeias, que haveria de terminar em Junho na sala Hammersmith Apollo de Londres, naquele que acabou por ser o seu último concerto.

Sem comentários: