segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Miguel Albuquerque foi hoje eleito líder do PSD/Madeira

DN
Miguel Albuquerque foi hoje eleito líder do PSD/Madeira, com 64% dos votos num universo de 6.232 votantes, um resultado superior ao alcançado pelo histórico presidente do partido na região, Alberto João Jardim, em 2012.
Em termos comparativos, nas eleições internas do PSD/M que se realizaram a 02 de novembro de 2012, nas quais Albuquerque defrontou o histórico líder social-democrata madeirense, votaram 3.473 militantes e Jardim derrotou o ex-presidente da Câmara Municipal do Funchal, obtendo 1.786 votos (51%).
Nesse ato eleitoral, Miguel Albuquerque conseguiu 1.644 votos (48,6 %), o que representou uma diferença de 142 votos.
Dois anos depois, o ex-autarca foi o mais votado dos seis candidatos à liderança do partido na primeira volta das eleições que se realizaram a 19 de dezembro.
Reuniu 47,2% das intenções de voto e a sua popularidade foi hoje reiterada na segunda volta, na qual derrotou Manuel António Correia, o atual secretário regional do Ambiente e Recursos Naturais do governo madeirense.
Albuquerque, em tempos considerado um dos delfins de Alberto João Jardim, cofundador do PSD/Madeira e seu líder de sempre, mas há alguns anos entrou em rota de colisão com o presidente da estrutura regional social-democrata. Hoje, apesar de todas as divergências, acabou por ser o seu sucessor.
Segundo fonte do PSD/M, estas eleições internas decorreram "sem incidentes".
Na primeira volta votaram 6.373 militantes e na segunda 6.232, o que representa que decréscimo de 141 votos, número semelhante ao que ditou a derrota de Albuquerque nas eleições de 2012.
Tal como na primeira volta, Miguel Albuquerque ganhou em 10 dos 11 concelhos da Madeira, tendo Manuel António alcançado a vitória apenas no município da Ponta do Sol, na zona oeste da ilha, de onde é natural a sua família (freguesia dos Canhas).
No principal concelho da Madeira, o Funchal, que Albuquerque governou durante quatro mandatos, e no qual votaram 2.047 militantes, o ex-autarca teve 1.307 votos (65,12%), contra 700 (34,88%) do seu adversário.
Miguel Albuquerque foi recebido esta noite em ambiente de festa na sede de campanha, nas imediações da Câmara Municipal do Funchal.
O congresso regional do PSD/Madeira está agendado para 10 e 11 de janeiro. Por outro lado, Jardim já anunciou publicamente que pretende apresentar a demissão do cargo de presidente do Governo Regional da Madeira ao representante da República dia 12.

Sem comentários: