sábado, 3 de outubro de 2015

Na Alemanha pagam menos para ir aos jogos do que em Portugal

 Via Visão de Mercado

Bilhetes caros e maus espectáculos, mas estatisticamente o cenário não é bem assim...

De acordo com um estudo da GoEuro e da Onefootball, os bilhetes dos jogos da liga portuguesa são os nonos mais caros a nível mundial, mas prometem aos espectadores o 3.º melhor retorno no Mundo tendo em conta o valor pago e a posição de Portugal nos Rankings da UEFA e FIFA.




Em média para se assistir a um jogo da primeira liga temos de pagar 32,67 euros, "o que põe Portugal na nona posição entre os mais caros". A lista é liderada pela Premier League, que aplica bilhetes numa média de 74,04 euros. No "top" três estão ainda Espanha e Itália. Os bilhetes da liga espanhola custam, em média, 70 euros, enquanto que na Série A estão nos 69. Suíça, EUA, Holanda e França são as ligas que se seguem, chegando-se à russa e à portuguesa que são mais caras que por exemplo a Bundesliga. Na Alemanha o preço médio é de "apenas 31,80 euros". No que diz respeito aos jogos fora, este estudo destaca que é em Inglaterra que no contexto europeu se tem de desembolsar mais, considerando viagem, alimentação, estadia e bilhetes, um espectador paga sensivelmente 295 euros. Sem surpresa, a nível Mundial este Ranking é liderado pelos EUA. Já um português em média quando pretende ver um jogo fora tem de investir 135 euros.

 

Além de identificar o valor médio que os espectadores tem de pagar, a GoEuro e a Onefootball cruzaram o valor dos bilhetes com os "rankings" das ligas, com base nos dados da UEFA e FIFA, chegando à conclusão que é na Alemanha que o retorno com o "investimento" na ida a um jogo de futebol gera o maior "retorno", seguido de Espanha e, logo a seguir, por Portugal. Enquanto a Alemanha tem um "valor global" de 12,6, Portugal, devido ao preço médio ser de 32,67 e euros e estar no 5.º lugar do Ranking da UEFA ocupa a 3.ª posição no que diz respeito ao retorno, com 4,8. Neste capítulo a Itália está apenas no 8º lugar.

Sem comentários: