quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Svetlana Alexievich vence nóbel da literatura



O nome do 112.º laureado com o galardão, que sucederá ao autor francês Patrick Mondiano, será revelado às 12:00, hora de Lisboa, pela nova secretária permanente da academia, Sara Danius.
A imprensa internacional tem avançado vários nomes que são dados como favoritos, como a escritora e jornalista bielorrussa Svetlana Alexievich, de quem foi publicado este ano em Portugal o livro "O fim do homem soviético".
Na história do Nobel da Literatura apenas 13 mulheres foram distinguidas com o prestigiado galardão. A mais recente foi a escritora canadiana Alice Munro, em 2013.
O queniano Ngugi wa Thiong'O, o japonês Haruki Murakami, o poeta sírio Adonis, os norte-americanos Philip Roth e Joyce Carol Oates, o norueguês Jon Fosse e o sul-coreano Ko Un são outros nomes entre os favoritos.
De acordo com a página oficial dos prémios Nobel, a Academia Sueca recebeu 259 candidaturas, tendo escolhido 198 autores, entre os quais 36 que foram nomeados pela primeira vez.
Além dos especialistas também um gato que participou num programa da televisão sueca escolheu Svetlana Alexievich como a laureada deste ano. O gato foi posto vários dias sem comer e quando o puseram numa sala com vários pratos de camarão fresco, cada um deles com a fotografia de um candidato, o felino correu para o prato com a imagem da escritora bielorrussa.

Sem comentários: