sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Hospital de Braga

Pedro Arroja 
As melhores instituições públicas do país estão sempre no Norte. Acontece assim com oshospitais e também com as escolas. Penso que sucederia o mesmo se outras instituições públicas (v.g., tribunais, câmaras municipais, etc.) fossem avaliadas.


Porquê?
Penso que tem a ver com a tradição. A verdadeira tradição portuguesa está no Norte, no triângulo da fundação da nacionalidade - Guimarães (primeira capital política), Braga (primeira capital religiosa) e Porto (primeira capital económica).
E o elemento principal dessa tradição parece-me ser a pessoalidade - o chamado personalismo católico. O Norte é também mais católico do que o resto do país continental.

2 comentários:

Afonso de Portugal disse...

«Penso que sucederia o mesmo se outras instituições públicas (v.g., tribunais, câmaras municipais, etc.) fossem avaliadas.»

Então, não? Narciso Miranda, Avelino Ferreira Torres, Fátima Felgueiras, Valentim Loureiro, Luís Filipe Menezes, Mesquita Machado... todos autarcas de primeira linha! Ahahahahahahahahah!!!

A-24 disse...

Nesse aspecto estás repleto de razão. Se os dinheiros públicos fossem os "dinheiros privados" desses autarcas, certamente que os iriam gerir melhor. A dívida fica sempre para quem vem a seguir. São os problemas das democracias.